BARRAGENS DA HYDRO PARAGOMINAS

09/02/2019

A Hydro Paragominas convidou a imprensa para visitar suas barragens na quinta-feira (07). Equipes de reportagens de emissoras de TV, rádios e sites tanto de Paragominas como de Belém participaram da visita. Os vereadores de Paragominas também visitaram as barragens na mesma semana.

Antes de ir até as barragens, foi explicado para as equipes das emissoras sobre a construção das barragens, o minério extraído (bauxita), o rejeito, enfim, sobre o mecanismo e trabalho dos profissionais que atuam na área da Hydro, especialmente das barragens e seus cuidados. Todos tiveram esclarecimentos e no final puderam fazer suas perguntas para o Tiago (Gerente Geral da Área Técnica), Lilian Pimentel (Geóloga) e Evilmar Fonseca (Diretor Industrial da Mineração Paragominas).

A Mineração Paragominas está localizada a aproximadamente 70 km do município. A operação de mineração iniciou em março de 2007 e tem capacidade de produzir mais de 11 milhões de toneladas por ano de bauxita.

A bauxita, após sua lavra, passa pela etapa de beneficiamento, que consiste em britagem, moagem e classificação, trata-se de um processo físico, sem adição ou uso de produtos químicos. A bauxita é enviada para Alunorte através do Mineroduto. O que sobra do processo é considerado rejeito, que é disposto em dois sistemas de barragens: o sistema de Barragens do Vale e o sistema Reservatório do Platô, que estão localizados na região que circunda a mina.

Os rejeitos são espessados e passam por um processo de secagem solar dentro dos reservatórios (drenagem e evaporação) e isso permite que os resíduos atinjam pelo menos 60% de sólidos nas barragens. O sistema de Barragens do Vale possui 13 metros de altura, enquanto o sistema Reservatório do Platô não teve alteamento. As barragens são monitoradas por instrumentos que medem possíveis deslocamentos e pressões. É realizado inspeções de rotina diariamente e semanalmente para avaliar condição geral das barragens; e os resultados dessas inspeções são reportados, a cada 15 dias, à Agência Nacional de Mineração de acordo com as informações da Mineradora.

A equipe da Mineradora também falou e mostrou para os repórteres a área de Reflorestamento realizado pela Hydro, local que já foi explorado e foi reflorestado. Em 2009 a empresa deu início ao programa de reflorestamento e até dezembro de 2018, já contabilizou uma área total de 2.100 ha no processo de recuperação. 

VEJA AS ENTREVISTAS COM EVILMAR FONSECA (DIRETOR INDUSTRIAL DA MINERAÇÃO PARAGOMINAS). Vídeo feito enquanto concedia entrevista para a Repórter do SBT Belém.

CANAL DO YOUTUBE: ARILTON BRITO BRASIL - VÍDEO 01

CANAL DO YOUTUBE: ARILTON BRITO BRASIL - VÍDEO 02

CANAL DO YOUTUBE: ARILTON BRITO BRASIL 

(VÍDEO SOBRE AS BARRAGENS DA HYDRO PARAGOMINAS, QUE POSSUI DUAS BARRAGENS).