HOSPITAL REGIONAL, EM PARAGOMINAS, INFORMA SOBRE AS 10 ALTAS DE PACIENTES DE CORONAVÍRUS E SOBRE O ATENDIMENTO NA UNIDADE

01/05/2020

A assessoria de comunicação do Hospital Regional Público do Leste de Paragominas nesta sexta-feira (01), divulgou sobre as altas de pacientes tratados por coronavírus em sua unidade. Acompanhe as informações:

Por Mikaella Moraes

Imagem: Google


O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, contabilizou em 30/04/2020, o total de dez altas hospitalares de pacientes que tiveram seus testes positivos para COVID - 19.

Dentre os pacientes que receberam alta médica e já retornaram pra casa, um idoso de 84 anos, hipertenso e diabético. José Airton Maciel Albuquerque, surpreendeu a todos com a recuperação. Ele teve alta na segunda-feira, (27), e segue o tratamento em casa.

Na tarde de quarta-feira, (29), seis pacientes deixaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e seguem o tratamento na clínica médica, praticamente assintomáticos.

Sinfrônio Onofre de Souza, de 43 anos, estava internado desde o último domingo (26). Ele foi encaminhado pela UPA de Paragominas, após apresentar os sintomas graves da doença.

Foto divulgação: ASCOM HRPL

"Foram vários dias de febre e tosse, e no sábado eu comecei a sentir falta de ar. Foi um susto, né, porque quando eu cheguei no hospital me levaram direto pra UTI, mas não foi nada que desesperasse não. A equipe aqui é muito bem preparada, muito humana. Foi um passo da UTI pra enfermaria, e o próximo passo já é pra casa", comemora.

Os outros cinco pacientes que receberam alta da UTI foram: G.M.P., (56 anos), de São João de Pirabas; L.C.A.S., (14 anos), de São Miguel do Guamá; O.V.L., (55 anos), J.P.M.D. da C., (39 anos) e L.F.C., (58 anos), de Castanhal. No total, já são 25 altas de transferência da UTI.

Dos 49 pacientes admitidos na unidade, até o momento, 16 continuam internados. O hospital, que conta com 70 leitos, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinou 28 leitos para o atendimento de pacientes com COVID - 19, sendo 14 na UTI e 14 na enfermaria.

A equipe aqui é muito bem preparada, muito humana. Foi um passo da UTI pra enfermaria, e o próximo passo já é pra casa"   Souza 

Foto divulgação: ASCOM HRPL 

Segundo o coordenador da UTI, do HRPL, Dr. Everaldo Marques, médico intensivista, as condutas e medicações que estão sendo realizadas no hospital seguem as recomendações do Ministério da Saúde para o tratamento da doença, e o resultado tem sido satisfatório.

"Os pacientes que estão chegando pra nós em estado moderado ou grave, graças a Deus a gente tem conseguido reverter os quadros", destaca o médico.

Tratamento - A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), enviou no dia 1º de abril, a primeira remessa das medicações, cloroquina e azitromicina, que estão sendo utilizadas no tratamento dos pacientes confirmados com COVID - 19, em estado grave.

Já segunda remessa, que foi entregue esta semana, foi solicitada pelo hospital, após levantamento da demanda da unidade e com base na nota técnica da secretaria, que orienta quanto à dosagem da medicação por paciente.

Foto divulgação: ASCOM HRPL 

"A cloroquina entrou sim no nosso protocolo e a resposta tem sido satisfatória. Todo paciente tem suas particularidades, mas com relação à medicação, a gente tem tido bons resultados.

Todos os pacientes que tiveram alta hoje, da UTI, fizeram uso de antibiótico associado à cloroquina e deram uma boa resposta ao tratamento", afirma o médico intensivista, Dr. Fernando Mendes, do HRPL.

"Os pacientes que estão chegando pra nós em estado moderado ou grave, graças a Deus a gente tem conseguido reverter os quadros"    Dr. Everaldo Marques

Por ser um hospital referenciado pelo governo do Estado do Pará para o tratamento da COVID - 19, o Hospital Regional Público do Leste, tem recebido pacientes de diferentes municípios da região, o que pode vir a comprometer sua capacidade de atendimento.

"A escassez de leitos é um problema nacional, e podemos dizer, mundial. Aqui, um leito mal desocupa e já tem uma fila de solicitações. Isso faz com que a gente reforce o pedido de cuidado extremo em casa, evitar sair e tomar todas as precauções possíveis", reforça, Mendes.

"Prevenção, prevenção, prevenção. É a melhor palavra do momento", finaliza, Marques.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


Publicidade:

ESTAR PIZZARIA

ESTAR PIZZARIA - PARAGOMINAS-PA.

FONES: 3729-5093/ 98068-8119/ 98731-1918.

MONTEIRO ESPORTES

Rua Célio Miranda, Centro. Paragominas-PA.

ARMARINHO MONTEIRO. (Próximo ao Teatro Reinaldo Castanheira).

ÚLTIMAS MATÉRIAS PUBLICADAS

Leia o que há de novo essa semana
 

O carnaval começou na noite de sábado, 10/02, no Polo Moveleiro, realizado pela prefeitura municipal de Paragominas. Um bom número de pessoas foram brincar e se divertir ali no Polo, ao som de bandas, cantores e djs.

PÁGINA:   AGROPEC PARAGOMINAS